Hoje tive uma aula-palestra com Juliana Cambruzzi - coordenadora de acessórios da marca CARMIM. A aula foi ótima e a Juliana é super acessível. Aproveitei para fazer váaarias perguntas sobre posicionamento e reconhecimento da marca perante os clientes. Vou postando aqui aos poucos o que for mais relevante.
Algumas considerações:
A CARMIM é uma marca de jeanswear cujo foco é o atacado. A partir daí eles trabalham a comunicação da marca; cada ação é planejada para a marca ganhar ainda mais visibilidade.
- Ganhou prêmio de melhor merchandising no ano passado. Esse ano ficou em 2º lugar.- O investimento em mídia é pesado. Eles anunciam em TODAS as revistas que podem, TODAS. Nos portões de desembaque nos aeroportos, SEMPRE tem propaganda da CARMIM.
- A casa CARMIM, que sedia o showroom da marca, funciona de base para os clientes. Como as vezes o cliente percorre grandes distâncias para comprar a marca ( Nordeste, Sul, MG ...) eles oferecem almoço, café-da-manhã e jantar para quem vier fazer compras.
- A marca possui 1000 pontos de venda e 300 pontos de vendas de acessórios.
Observando o mercado, eles perceberam que a procura por acessórios cresceu significamente, e então decidiram investir. Hoje a linha de acessórios da CARMIM é tão forte, que eles ganharam vida própria e separada da confecção. Ou seja, o que tinha começado como extensão de marca, hoje é negócio lucrativo.
- Os acessórios são desenvolvidos por uma equipe exclusiva. E eles são vendidos somente em lojas que vendam acessórios e não só roupas. Existe outra equipe que cuida exclusivamente da confecção.
- Eles enxergam como o maior fabricante de sapatos hoje, o grupo AREZZO ( Arezzo + Schutz + Alexandre Birman). Porém, enxergam como concorrentes aqueles que também iniciaram sua expansão de marca em acessórios como ELLUS, IÓDICE, CAVALERA e COLCCI.
- Olha-se a concorrência principalmente para a questão de preço, que são sempre adaptados. Os básicos tem preço semelhante ou inferior. Sempre olha-se a concorrência.A linha de acessórios é composta por:
- BOLSAS
- CINTOS
- SAPATOS
- CHAPÉUS
- BIJOUTERIAS
- UNDERWEAR
- ÓCULOS DE SOL
Uma bolsa custa em média R$400,00. Tem bolsas de R$1.200,00 até R$2000,00
O sapato custa em média R$ 300,00. Botas de píton podem custar de R$550,00 a R$700,00
Aqui algumas imagens do Inverno 2010.
Fonte: CARMIM inverno 2010
Um comentário:
Adorei os modelitos da Carmin, very fancy!
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