terça-feira, 11 de maio de 2010

Aula-palestra com Juliana da CARMIM



      Hoje tive uma aula-palestra com Juliana Cambruzzi - coordenadora de acessórios da marca CARMIM. A aula foi ótima e a Juliana é super acessível. Aproveitei para fazer váaarias perguntas sobre posicionamento e reconhecimento da marca perante os clientes. Vou postando aqui aos poucos o que for mais relevante.
          Algumas considerações:
       A CARMIM é uma marca de jeanswear cujo foco é o atacado. A partir daí eles trabalham a comunicação da marca; cada ação é planejada para a marca ganhar ainda mais visibilidade.
     - Ganhou prêmio de melhor merchandising no ano passado. Esse ano ficou em 2º lugar.

     - O investimento em mídia é pesado. Eles anunciam em TODAS as revistas que podem, TODAS. Nos portões de desembaque nos aeroportos, SEMPRE tem propaganda da CARMIM.

      - A casa CARMIM, que sedia o showroom da marca, funciona de base para os clientes. Como as vezes o cliente percorre grandes distâncias para comprar a marca ( Nordeste, Sul, MG ...) eles oferecem almoço, café-da-manhã e jantar para quem vier fazer compras.

      - A marca possui 1000 pontos de venda e 300 pontos de vendas de acessórios.

       Observando o mercado, eles perceberam que a procura por acessórios cresceu significamente, e então decidiram investir. Hoje a linha de acessórios da CARMIM é tão forte, que eles ganharam vida própria e separada da confecção. Ou seja, o que tinha começado como extensão de marca, hoje é negócio lucrativo.
         
     - Os acessórios são desenvolvidos por uma equipe exclusiva. E eles são vendidos somente em lojas que vendam acessórios e não só roupas.  Existe outra equipe que cuida exclusivamente da confecção.
        - Eles enxergam como o maior fabricante de sapatos hoje, o grupo AREZZO ( Arezzo + Schutz + Alexandre Birman). Porém, enxergam como concorrentes aqueles que também iniciaram sua expansão de marca em acessórios como  ELLUS, IÓDICE, CAVALERA e COLCCI.
          - Olha-se a concorrência principalmente para a questão de preço, que são sempre adaptados. Os básicos tem preço semelhante ou inferior. Sempre olha-se a concorrência.

 A linha de acessórios é composta por:

- BOLSAS
- CINTOS
- SAPATOS
- CHAPÉUS
- BIJOUTERIAS
- UNDERWEAR
- ÓCULOS DE SOL

Uma bolsa custa em média R$400,00. Tem bolsas de R$1.200,00 até R$2000,00

O sapato custa em média R$ 300,00. Botas de  píton podem custar de R$550,00 a R$700,00

 Aqui algumas imagens do Inverno 2010.

 


Fonte:  CARMIM inverno 2010

Um comentário:

maria disse...

Adorei os modelitos da Carmin, very fancy!