quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Curso Abril de Jornalismo/ Ed. 2010


Começou ontem a edição 2010 do Curso Abril de Jornalismo - o CAJ 2010 - que comemora seu 27º ano. É um programa de treinamento editorial para recém-formados do Brasil. O objetivo é atrair jovens talentos para trabalhar na Editora Abril. O curso é concorridíssimo e existem vagas para as seguintes categorias: Texto, fotografia, mídias e multimeios, cinema e design.  



Pela primeira vez na história do curso, foram selecionados alunos não-portadores de diplomas de jornalismo, seguindo a decisão do Supremo Tribunal Federal que derrubou a obrigatoriedade para qualquer dessa profissão. Durante cinco semanas, os alunos produzem material jornalístico para revistas e sites, vinculados com a Editora Abril, sob a orientação de profissionais da casa. Também assistem a palestras de convidados renomados e participam de workshops sobre os diferentes segmentos do mundo jornalístico. O resultado é a Revista Plug.


Em 2008 participei como aluna ouvinte. Todo ano algumas palestras são fixas. E, imperdíveis! Uma das primeiras dela é do jornalista J. R. Guzzo do Conselho editorial da Abril, que ensina os "10 passos para se escrever bem". Outra e para mim a melhor, são os dias em que o jornalista Thomaz Souto Correa fala sobre a história das grandes revistas. 


Para quem é da área de moda, ainda não há vagas específicas. Porém há palestras sobre revistas femininas com as editoras das respectivas e sobre fotografia de moda. Mas o que mais vale lembrar, é que o mercado de revista feminina é promissor, e muuitas alunas de moda almejam trabalhar em grandes publicações. Ah! E Só para ilustrar! A revista que mais lucra com publicidade no mundo, é a VOGUE AMERICA. Pra quem ( procure JÁ se informar) não conhece, trata ESPECIFICAMENTE de MODA!  


Veja mais sobre o curso em: Curso Abril de Jornalismo CAJ 27/2010

Nenhum comentário: