quarta-feira, 11 de abril de 2012

Cindy Sherman no MoMA

               Antes de eu sumir da blogosfera, escrevi meu último post falando sobre justamente quem vou falar hoje, denovo! Cindy Sherman, multi task artist. 
            Naquela época, ela era garota-propaganda da coleção de maquiagens lança pela M.A.C. E ali mesmo, babei ovos. ADOROO a Cindy!
           Como eu já havia dito, a artista é um dos grandes nomes da fotografia de arte contemporânea. Ela se monta, se produz e se fotografa ou se filma. Também já produziu filmes publicitários para grandes maisons como BalenciagaJean Paul Gaultier e Rei Kawakubo. E, se você não conhece a artista, dificilmente a perceberá na a coleção de imagens que ela já produziu. a Cindy!
           Inaugurada em fevereiro algumas de suas obras estarão em exposição no MoMA, o Museu de Arte Moderna de Nova York, até o dia 11 de junho. E eu, estarei lá mês que vem, conferindo!
(Prometo FOTOS!Em qualquer lugar é permitido tirar fotos DENTRO dos museus, só no Brasil parece ser proibido!)

Cindy Sherman. Untitled #466. 2008. Chromogenic color print, 8' 1 1/8 x 63 15/16" (246.7 x 162.4 cm). The Museum of Modern Art, New York. Acquired through the generosity of Robert B. Menschel in honor of Jerry I. Speyer. © 2011 Cindy Sherman

Vejam algumas imagens no site do MoMA
   Um resuminho do que promete a exposição do MoMA:

 Cindy Sherman é amplamente reconhecida como uma dos artistas mais importantes e influentes da arte contemporânea. Ao longo de sua carreira, ela apresentou uma exploração sustentada, eloquente e provocadora da construção da identidade contemporânea e da natureza da representação, elaborado a partir da oferta ilimitada de imagens de filmes, TV, revistas, Internet, e história da arte. Trabalhando como seu próprio modelo de mais de 30 anos, Sherman conquistou-se em uma variedade de formas e personagens que estão em volta divertido e perturbador, desagradável e comovente. Para criar suas fotografias, ela assume várias funções de fotógrafo, modelo, maquiador, cabeleireiro, estilista e dona guarda-roupa. Com um arsenal de perucas, figurino, maquiagem, próteses, e adereços, Sherman habilmente alterou seu físico e arredores para criar uma infinidade de quadros vivos e personagens intrigantes, de sirene tela de palhaço ao envelhecimento socialite.
Reunindo mais de 170 fotografias, esta pesquisa traça retrospectiva da carreira do artista a partir de meados dos anos 1970 até o presente. Entre os destaques da exposição são em profundidade as apresentações de sua série de chave, incluindo a série inovadora "Stills cinematográficos sem título" (1977-1980), as imagens em preto-e-branco que caracterizam o artista em estereotipados papéis femininos inspirados em 1950 e 1960 Hollywood , filme noir e europeus da arte-casa filmes, seus retratos história ornamentado (1989-90), em que a artista coloca como aristocratas, clérigos, e leiteiras, na forma de pinturas de antigos mestres, e seus retratos maior do que a vida da sociedade(2008) que abordam a experiência da representação do envelhecimento no contexto das obsessões contemporâneas com jovens e status. A exposição irá explorar temas dominantes ao longo da carreira de Sherman, incluindo artifício e ficção; cinema e desempenho; horror e do grotesco; mito, carnaval, e de conto de fadas e de gênero e identidade de classe. Também estão incluídos os recentes murais fotográficos (2010), que terá sua estréia americana no MoMA.Em conjunto com a exposição, Sherman selecionou filmes da coleção do MoMA, que serão exibidos nas salas de cinema do MoMA no decorrer da exposição. A publicação será importante acompanhar a exposição.         
  Um beijo,

                     Letícia

Nenhum comentário: